sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Makers, breve descrição.

   Já falei anteriormente sobre os "motores de jogos" certo? Basicamente contei minha experiência com eles. Agora vou fazer uma breve descrição sobre cada programa que eu usei, assinalando meu tempo de experiência, os prós e os contras e as possibilidades dos mesmos.

__________________________________________________________________________________
Game Maker 7.0


     O Game Maker mesmo foi lançado em 1999. Tenho usado ele desde a versão 4.0, porém resolvi falar somente da 7.0, que eu uso já faz uns 3 anos. O GM 7.0 é disponível em duas versões a "Lite"(Shareware) que pode ser desbloqueada para a PRO (completa), pelo pagamento de, se não me engano 25 euros.
     Com o GM dá para se produzir quase qualquer jogo, ele tem recursos para suportar jogos em 3D (ainda que com bastante limitação) e jogos online (ambos os recursos disponíveis apenas para a versão PRO). Ele também tem seu próprio editor de imagens (que a partir do 7.0 já é "respeitável") e linguagem de programação (GML, que lembra muito a linguagem C++).
       Porém, considero a maior vantagem, principalmente para quem não tem experiência com programação, é que quase todo código escrito em GML pode ser feito de forma alternativa, na forma de "eventos", coisa que é muito mais acessível e interativa. Isso é muito útil, inclusive no aprendizado de algoritmos.

Prós: Interface amigável, muitos recursos mesmo na versão gratuita, facilidade na criação de jogos, bom programa criador de imagens embutido, não é necessário conhecimento em programação para criar um bom jogo.
Contras: Tem que pagar para ter acesso à todos os recursos, limitações para jogos 3D.

Site para download: http://www.yoyogames.com/gamemaker. (Note que é o GM 8.0 já. eu também o tenho só que ainda não "upgradei" ele para PRO. Por isso nem mexi muito com o mesmo.)
__________________________________________________________________________________
RPG MAKER 2000 e 2003


            Diferente do game maker, os RPGs Maker eu vou manter separados e vou falar das versões anteriores já que, as mudanças de versão não são necessariamente "evolutivas" no caso desse maker. Enquanto o cada versão nova do GM tem tudo que as versões anteriores tem (e mais um pouco), sempre aumentando as possibilidades, porém sem perder a simplicidade. Cada versão nova do RPG Maker melhora em alguns pontos e retrocede em outros. Alguém que sabia usar o GM 4.0, saberá fazer a maioria das coisas no GM 7.0. Já alguém que usava o RPG Maker 2000, terá que quase começar do zero no RPG Maker XP.
           O RPG Maker é programa de fazer jogos de... hã RPG? Ele não suporta recursos 3D, o RM 2K e 2003 tem sérias limitações gráficas (quanto a quantidade de cores nas imagens, quanto ao tamanho das mesmas), sonoras (só suporta arquivos wav e midi), não tem programa próprio para edição de recursos, não tem editor de scripts e seus jogos seguem um padrão que é muito difícil de se fugir. Apesar disso, o RM 2K, dentre é o meu preferido da série RM.
           O RPG Maker 2003 pouco difere do 2000, suporta imagens um pouco maior, tem um estilo de batalha diferente (que eu particularmente não gosto) e tem mais opções de eventos (switch local é o mais importante deles).
            Apesar de tudo o que eu falei, eu devo MUITO ao RM! Foi com ele que eu comecei a aprender a construir algoritmos, além disso, todas as suas limitações me forçaram a montar soluções criativas, reflexo que não ficou só na programação, mas também na vida real.

Prós: Interface amigável, extrema facilidade na criação de jogos, não há necessidade de scripting, freeware.
Contras: Grandes limitações gráficas e sonoras, muito difícil de fugir de um padrão de jogo.
RPG Maker 2000 http://www.superdownloads.com.br/download/56/rpg-maker-2000/

RPG Maker 2003 http://www.gamediscovery.com/game-design/rpg-maker-2003-download.asp
Site bom de recursos para RPG Maker 2K e 2K3: http://charas-project.net/charas_ex.php?lang=br
_________________________________________________________________________________
RPG MAKER XP


      O Preferido dos guris de 12 anos que fazem joguinhos de animes, ou outros jogos cujo eles são viciados e que fazem sempre o mesmo personagem principal, que é um guri de 12~14 anos, portador de uma espada mágica, orfão de pai e blablabla. O RM XP me rendeu um excelente jogo hentai até que... eu descobri que eu tinha era uma versão Trial e o tempo de testes acabou.
      O RM XP vem com muito mais recursos que suas versões anteriores. Ele suporta scripts em ruby, aumentando bem as possibilidades de criação de jogos, suporta uma gama muito maior de gráficos e de arquivos sonoros. Porém, junto com o scripting veio a maldição: muitas coisas que eram simples de se fazer nas versões anteriores, como passar um vídeo, ou colocar um portrait num diálogo, agora só podem ser feitas por script.

Prós: Possibilidade maior de criação de jogos, uso de scripts, maior gama de gráficos e sons.
Contras: Depende muito do scripting, versão trial.
__________________________________________________________________________________
 RPG MAKER VX


       Embora tenha vindo após o XP, muitos consideram que foi realmente um retrocesso. A minha primeira grande crítica vai na mudança de linguagem dos scripts, um script que roda no XP não vai funcionar no VX e vice-versa, apesar de alegarem que o RGSS2 é mais flexível que o RGSS, o ideal seria que, pelo menos a linguagem mais avançada pudesse ler a menos avançada. Além disso, continua dependendo do scripting para coisas simples, como colocar um rosto, ou passar um vídeo, o que é uma contradição, em um RM que tem itens de "criação rápida" (portas, baús), teoricamente para facilitar a vida do criador.
          O MAIOR retrocesso no entanto foi a limitação do chipset (que são os tiles para montar o cenário). Simplesmente VOLTOU a ser como era no 95!!
           Apesar disso tudo ainda é um maker muito divertido e eu ainda uso para passar o tempo. (Sim, outro jogo hentai).


Prós: O RGSS2 é mais flexível, itens de criação rápida.
Contras: Limitações em vários recursos do jogo, como os "chipsets" e os "iconsets", necessita de script para funções simples e é trial.

__________________________________________________________________________________
DARK BASIC

       O Primeiro contato com o Dark Basic é intimidador: uma grande tela preta, esperando que você digite algo! E escrever "SOCORRO!" não vai adiantar. Talvez eu não tenha me sentido tão intimidado, porque nos meus 10 anos de idade eu já explorava a linguagem BASIC no meu bom e velho "Magic Computer". Mas certamente o DB não é para iniciantes.
           Uma vez que a criação de um jogo nele é toda na base do script, as possibilidades aumentam bastante, além disso ele suporta bem o 3D. O Foda é que ele também tem versões gratuita e paga sendo que o acesso à todos os recursos só é disponível na ultima. Bom, quase não usei ele, por isso não tenho muito o que falar.
Prós: Facilidade na criação de jogos 3D, suporta uma grande gama de recursos.
Contras: Necessidade de ser familiarizado com a linguagem BASIC, tem que pagar para ter acesso à todos os recursos.

http://www.superdownloads.com.br/download/127/darkbasic/
__________________________________________________________________________________

             Já testei também uma grande gama de motores de jogos (a maioria disponível para download no site superdownloads) porém não tive nenhuma experiência significativa com eles, por isso deixo para falar sobre os mesmos futuramente.
             Quanto ao RMXP: procurem by yourselves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário