quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Makers, um pontapé inicial...

      Os motores de jogos (game engine) , os "makers" da vida, são basicamente programas criados para simplificar o desenvolvimento de jogos eletrônicos. Blablabla hoje estou sem saco para lhes dar uma definição melhor por isso, pesquisem na Wikipedia.

    Eu particularmente uso esse tipo de programa desde meus... hum... 12~13 anos. Foi quando eu vi no navegador da AOL uma matéria sobre o Game Maker 4, então eu fui lá e baixei.Utilizando os recursos que já vinham nele eu fiz um jogo tosco, que era basicamente um F-117 voando sobre um chão de "madeira", destruindo alguns carros de combate aviões que vinham do outro lado.
     A medida que fui "fuçando" no GM, jogos melhores foram surgindo (mas nunca terminados) O segundo jogo foi um shooter 2D, igualmente tosco. Depois tentei me aventurar em um game de plataforma, chamei de Harold Uga Uga e até desenhei um "cavernoso" legalzinho no paint. Porém, não conseguia fazer o bonequinho pular... Um joguinho de "relativo" sucesso foi um de naves. Nele haviam duas naves, para serem controladas por jogadores humanos, os controles de uma ficavam nas setinhas e barra de espaço e as do outro ficavam nas letras. Cheguei a fazer mais de 30 níveis, porém perdi o joguinho, não lembro o motivo, mas uma falha no computador obrigou ele a ser formatado.
      Depois, instalei o GM 6."algumacoisa" e fiz um novo joguinho, baseado no 1945, joguinho que vinha de exemplo com o mesmo. Chamei o jogo de Luftwaffe, desenhei um Me-109, grama, aviões da URSS...só havia um probleminha... meu monitor estava com problema em um dos canais RGB e a tela ficava "roxa". Resultado: depois que trocamos de monitor, vi que (já esperava isso, na verdade) as cores do jogo estava ridículas e fiquei com preguiça de recolorir tudo e abandonei o mesmo...
       Fiquei um tempo sem mexer no GM. Esse tempo se estendeu por mais do que eu queria, porque, quando fui reinstalar o maker, o mesmo ficou corrompido e não consegui de maneira alguma reparar tal erro. Nesse tempo, de abandono do GM, comecei a usar o RPG Maker 2000.
       Na verdade, não me lembro bem de quando baixei o RPG Maker. Mas sei que já o tinha aos meus 15 anos. Lembro perfeitamente de quando fui fazer a primeira etapa do PISM para a UFJF e que eu ficava ansioso para voltar para casa, para mexer no maker. Confesso que, diferente do GM, demorei muito mais tempo para fazer algo produtivo no RPG Maker, mesmo este sendo mais simples de usar que o outro! A razão é simples, não fiquei muito tempo com o RPG Maker 2000 e logo baixei o 2003! Nesse sim eu cheguei a produzir um grande jogo, com direito à exploração de ruínas em Marte, investigação de atos terroristas, minigames e etc. Pena que também perdi o arquivo do jogo...
      Só produzi algo decente no RPG 2000 nas minhas férias da EsPCEx em 2006, quando fiz os "Arquivos M" uma paródia humorística de Arquivo X (que eu passei as férias assistindo...), ainda tenho o arquivo do jogo em algum lugar... No 2000 também comecei a criar o jogo que contava a história de um vilão (foi o primeiro jogo no qual eu escrevi um "roteiro") e uma versão de Thirianos "medieval", além de vários jogos "hentai".
      Tive também o RPG Maker XP, no qual o único jogo decente que eu comecei a desenvolver foi um de "comédia/hentai" mas que fui obrigado a parar por que meu XP começou a dar pau (nunca me esforcei para descobrir o motivo também...) E o VX no qual eu realmente nunca fiz nada.
       Em 2007, de máquina nova, eu resolvi baixar o novo Game Maker, o GM 7. Tinha muito mais recursos, só que a maioria só dava para você usar, se você pagasse pela versão PRO. Como eu quase não mexia no mesmo, deixei isso de lado...
           No início de 2008 eu resolvi investir os 25 euros para ter minha cópia PRÓ. Só que não mexi muito nela, porque, logo em seguida, adquiri uma revista com o Dark Basic e comecei a treinar, via tutorial, no mesmo. Depois perdi o interesse por ambos.
          Mais um tempo de trevas e no final do ano passado, influenciado por DOOM I e II é que eu fui voltar a mexer no GM 7, inicialmente criando um FPS (que já foi abandonado). No momento, estou desenvolvendo um programa de rolagem dados via internet, para ajudar em um RPG que estou jogando.
            Por mais que eu esteja aprendendo diversas linguagens de programação, ainda demorarei muito para largar os "makers" aos quais eu devo muito. Noções de algorítimos, desing de jogos e níveis, tudo isso eu tenho graças à eles.

(Esse é o FPS que eu estava fazendo no GM 7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário