Quase um ano de atraso, mas eu ainda não desisti e vou dar continuação à esse curso:
Exercício 1-1:
.png) |
E1 |
Poderia ter também quebrado as instruções em "Calcula b²", "Calcula c²", "calcula soma dos anteriores", "a= raiz do anterior". Frequentemente isso é usado para poupar o programador de ter que escrever expressões longas demais.
Exercício 1-2:
.png) |
E2 |
Se notarem, não estou declarando as variáveis no fluxograma. Consideremos isso opcional. O fluxograma não é o programa em si, mas sim um diagrama para dar uma ideia de como ele vai funcionar.
Exercício 1-3:
.png) |
E3 |
Para simplificar, coloquei todas as leituras e impressões em um único bloquinho.
Exercício 1-4:
.png) |
E4 |
Um bom exemplo de um ciclo com verificação no final.
Exercício 1-5:
.png) |
E5 |
Temos aqui dois bons exemplos de como os ciclos devem se parecer., um de verificação inicial e outro de verificação final.
Exercício 1-6:
.png) |
E6 |
É possível variar, mas a ideia geral é essa.
Exercício 1-7:
.png) |
E7 |
A ideia aqui é perceber que os fluxogramas são mais livres e menos detalhados.
Exercício 2-a:
.png) |
E8 |
Poderia ser um "imprime maior" também. Retorna é uma forma de dizer que a função vai mandar de volta aquele valor, mas não vai ser necessariamente uma "saída visualizável".
Exercício 2-b:
.png) |
E9 |
Eu simplifiquei ali colocando um compara menor, uma subrotina que se pareceria com o programa anterior. Esse conceito, bem como o conceito de lista, vetores e matrizes (uma variável associada à uma posição) nós abordaremos posteriormente, quando começaremos a programar de fato.
Exercício 2-c:
.png) |
E10 |
Exercício 2-d:
.png) |
E11 |
Desculpem a demora. Estou trabalhando no curso de condicionais com o calc/excel. Em breve postarei ele aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário