terça-feira, 28 de maio de 2013

Um pouco sobre C/C++, Linhas Condicionais.

       Bom dia! Me chamo Rodrigo. Atualmente sou estudante de Engenharia Elétrica da UFJF, tendo começado o curso de    engenharia no IFET-Sudeste.. De agora em diante serei colaborador do blog e vou postar alguns tópicos de estudo sobre C, C++, posteriormente aplicações nas áreas de modelagem computacional (basicamente a implementação de problemas reais), curiosidades, desafios... Enfim, será uma série para estudos das linguagens C, C++ e sobre aplicações práticas da programação.
       Pra quem precise aprender para a faculdade é uma boa, pra quem gosta ou tem bolsa de pesquisa mais ainda. É uma área muito visada no meio da engenharia, pois muito da pesquisa que se faz em universidades se passa pela simulação computacional...
       Não farei aqui algum tipo de apostila ( pois na internet já existem várias), o que farei são postagens com programas já feitos e algumas discussões sobre seu funcionamento. Para iniciar (seguir) seus estudos, já foi recomendado aqui, o material do Prof. Jabour disponível em Apostila, na aba Ensino, é uma boa pedida pra quem nunca viu C... Também há vários bons livros sobre C e C++, que no próximo post irei recomendar aqui. Podem fazer perguntas e sugestões à vontade nos comentários!



Programa 1: Soma e Subtração básica em C



  1. #include <stdio.h>// biblioteca padrão em C

  2. int main ( ) {
  3.                   int a, b, soma, final; // Declaração das variáveis

  4.                   printf("\n Digite um valor:\n"); // Comando de impressão na tela

  5.                   scanf ("%d",&a); // Lê o que o usuário digitou no teclado

  6.                   printf("\n Digite um segundo valor:\n");

  7.                   scanf ("%d",&b);

  8.                   soma = a+b; // Soma os valores a e b e atribui o resultado à variável soma.

  9.                   if (soma>20) {
  10.                                          final = soma+8; } // Comando condicional
  11.     
  12.                   else {
  13.                            final = soma-5; } // Complemento do comando condicional
  14.                   
  15.                   printf ("\n O resultado e: %d", final);

  16.          
  17.                   system("pause") // Linha de comando para que se possa visualizar o resultado na tela
  18.                   return 0; } // Retorno da função main( )




       Bem, esse é um programa bem simples de ser entendido, mesmo por quem ainda está começando. São 26 linhas de código, o que é bem pouco. Na linha 1 temos a inclusão da biblioteca stdio.h, que faz parte da biblioteca padrão de C. Biblioteca é, basicamente, um conjunto de funções. Na linha 3 temos a declaração da função main ( ), que deve estar em qualquer programa em C. Por ela se dá a execução do código. Em seguida dois pares printf/scanf que servem para pedir que o usuário digite um valor e em seguida armazenam esse valor em variáveis int. Na linha 14 faz-se a soma dos valores que o usuário digitou. Logo vem o mais interessante desse programa, as linhas condicionais. Na linha 16 temos : Se a soma for maior que 20 faça isto ( soma + 8). Na sequência, na linha 19 temos o complemento: Senão faça isto (soma - 5). Ou seja, se a soma de 'a' e 'b' for menor ou igual a 20 ( note que a condição é >20) ele subtrai 5 e, somente se, for maior que 20 ele soma 8. O resultado é impresso e o código retorna 0 para main ( ).

Observações:
     
       //As linhas verdes, precedidas por // são apenas comentários! Não interferem no código e são muito úteis em qualquer programa... Lembre-se de que há programas complexos e extensos, e sem comentários é praticamente impossível entender seu funcionamento.

       Atente para a identação do código. Ou seja, os espaços antes de cada comando. O que pertence ao if, à frente do if, o que pertence ao else, à frente do else...

       A linha 25 serve somente para que a tela "congele" ao mostrar o resultado. É uma maneira de fazer isso, apesar de haver controversas, nunca tive problemas com ela. Mais adiante postarei uma alternativa.

       A linha 26 dá o retorno da função main ( ). É recomendado dar algum retorno para toda função que não seja do tipo void ( que não possui retorno ).

Proposta:

       Modifique o programa bastante. Mude as operações, faça com produtos( * ), divisões( / ), etc... Inclua printf para que mostre o resultado da operação antes de entrar nas linhas condicionais ( essa é uma ótima maneira de testar programas que dão errado, e achar o erro!), mude o else da linha 19 por outro if, e tente obter o mesmo resultado...

Boa semana à todos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário