terça-feira, 10 de julho de 2012

Delay(...)

Pois é, faz mais de um ano que não posto nada aqui e muita coisa mudou...

Mecatrônica da força:


Eu prestei dois vestibulares de meio de ano em 2011, um para licenciatura em matemática, curso noturno na UFJF e outro para engenharia mecatrônica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, campus Juiz de Fora (IF sudeste MG). Passei em ambos, em 2º e em 10º lugar respectivamente. Na engenharia eu fiquei em excedente (9 vagas para ampla concorrência), mas houveram bastante desistências e eu consegui minha vaga.

Eu originalmente iria fazer matemática, mas acabei vendo que engenharia me interessava e como o resultado da mesma saiu antes do de matemática eu acabei me inscrevendo nesse curso. Não me arrependi, gostei dos professores, das instalações do instituto, dos meus colegas (tinha até outro Frederico que foi também cadete... bom diz ele, quem vê não acredita). Me dei bem com as matérias também, para quem tirava sempre 60, 50... 40% em calculo, estatística, redação, inglês, informática e por isso era cu de turma na AMAN foi um espanto chegar a ser o 01 na engenharia. Consegui até uma bolsa no programa de educação tutorial (PET).

O que não mudou é que eu continuo em um ambiente majoritariamente masculino, o que é uma porcaria, talvez eu ainda largue disso tudo para fazer biologia, letras... (Não é piada, eu gosto desses cursos também).

Jogos:


Apesar do meu longo delay, não desisti de fazer jogos... Continuo brincando com as engines... aprendi um básico de C, JAVA, tive meus méritos com o GIMP, mas principalmente, estou afiado com histórias, propostas, temáticas... enfim, ideias! Mais para frente pretendo trabalhar com mods de Quake 2, fazendo inclusive um Quake-Doom.

No momento não tenho nenhum projeto em mente, vou tentar fazer algo leve em um RPG Maker, depois alguns projetos no game-maker... usar o java... para ai então partir para os mods. Levará tempo, tão logo essa greve das instituições de ensino federal termine me verei atolado novamente.

Não só em jogos de computador eu pretendo trabalhar, estou com boas idéias de jogos e brinquedos fora dele também. Principalmente agora que eu estou aprendendo a mexer com microcontroladores e vendo como é fácil e barato... Vejo ferramentas educacionais poderosas neles.

Aprendizado:

Sim, ferramentas educacionais, cada vez mais eu vejo a necessidade e a importância de passar conhecimento por meio de jogos e atividades divertidas. Nas minhas atividades do PET eu dou minicursos para companheiros e para a comunidade, também atuo em uma ONG, dando aulas para crianças carentes e vejo como é difícil despertar interesse em certos alunos.

Falando em aprendizado, eu aprendi muita coisa: C, JAVA, desenho técnico, mexer com microcontroladores, soldar, desoldar, redes, LaTeX, usar o ubuntu... Pretendo passar um pouco dessas experiências (as que forem convenientes aqui).

Não esperem postagens constantes, mas não pretendo demorar mais que um ano para postar de novo.

Obrigado à todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário